Este Observatório é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Canoas através da Diretoria de Economia da Cultura. Nosso objetivo é difundir as informações sobre editais e programas de financiamento da cultura a partir da composição de um banco de dados de oportunidades culturais.



Contate-nos pelo e-mail: dec.canoas@gmail.com


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Oi Futuro prorroga prazo para inscrição em edital de patrocínio

 
Foram prorrogadas até 18 de novembro, às 17 horas, as inscrições para o Edital de seleção de projetos para o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2012/2013. A novidade deste ano é que, além do patrocínio a projetos que ocorrem fora dos centros culturais, há uma modalidade voltada para a programação dos espaços mantidos pela instituição, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, tanto com concessão de patrocínio quanto ocupação. O programa destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com dois processos de seleção distintos, um nacional e outro voltado para a programação dos centros culturais. Mais informações no site www.oifuturo.org.br

Inscrições abertas para o Festival de documentários ‘É Tudo Verdade’


 
A 18ª edição do festival É Tudo Verdade acontece entre os dias 4 e 14 de abril de 2013, simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O festival é dedicado à produção não-ficcional da América Latina, promovendo o gênero documentário. As inscrições vão até o dia 10 de dezembro. Para participar das mostras competitivas e não-competitivas, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e encaminhar dois DVDs da obra, acompanhados de um CD contendo fotos do filme e uma foto do diretor, todas com definição mínima de 300 DPI, ao escritório do festival. A inscrição é gratuita e o regulamento completo pode ser lido aqui.

Festival Internacional de San Francisco (SFIFF), nos Estados Unidos, recebe inscrições


O já tradicional Festival Internacional de Cinema de San Francisco (SFIFF), que acontece na cidade norte-americana de San Francisco entre os dias 25 de abril e 9 de maio de 2013, recebe inscrições até o dia 10 de dezembro. O festival, que é o mais antigo em atividade nas Américas, está em sua 56ª edição. Eclético, o SFIFF aceita obras de todos os gêneros e durações, incluindo programas de TV e filmes familiares. Há também outras categorias abertas para produções brasileiras, como obras audiovisuais produzidas para TV, filmes para família (adequados para crianças a partir de 7 anos de idade) e curtas-metragens produzidos por menores de 18 anos. Cada categoria tem valores específicos de taxa de inscrição - com exceção da última, gratuita. Saiba mais no regulamento e confira os valores das taxas neste link.

Prêmio Culturas Populares 2012


 
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural publicou segunda-feira, (05/11) no Diário Oficial da União (Seção 3, págs 23 a 26) Edital de Divulgação nº 2, de 1º de novembro de 2012, do Prêmio Culturas Populares 2012. O concurso terá suas inscrições abertas a partir de 5 de janeiro de 2013 e, nesta edição homenageia o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, que nascido em São Paulo, em 9 de abril de 1912, completaria, neste ano, 100 anos. O Prêmio terá investimento total de R$ 5 milhões que serão distribuídos entre 350 premiados – incluindo o homenageado – dentre Mestres (170 prêmios), Grupos/Comunidades (170 prêmios) e Mestres in memoriam (10 prêmios). O concurso visa reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. As inscrições estarão abertas até 5 de abril de 2013. Leia mais http://www.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012/